quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ANTOINE DE SAINT-ÈXUPERY

Prá quem só conhece Èxupery do Pequeno Príncipe, vejam que coisa que é a

CIDADELA

Sei dessas raças abastardadas que deixaram de escrever os poemas e apenas os lêem, que deixaram de cultivar o solo e passaram a apoiar-se nos escravos.

Aqueles que não trocam nada jamais se tornam coisa alguma.

É preciso olharmos muito tempo para a árvore, para ela nascer também em nós.

A massa é incoerente, puxa em todos os sentidos e anula o esforço criador.

Libertem o homem, e ele criará.

Tudo aquilo que não for ascenção ou passagem não tem sentido nenhum.

Só aprendes a conhecer a Deus no exercício de orações que não obtém resposta. A tua oração, até a morte, é uma dança que danças para comover um deus.

Jamais se chega a alguma parte a não ser na morte.

O amor verdadeiro começa onde não espera mais nada em troca.

Louco, aquele que quebra os dentes contra o passado, bloco de granito terminado.

A vida não é nem simples nem complexa, nem clara nem obscura. Ela é, e está tudo dito.

Só é importante, só pode alimentar poemas verdadeiros a parte da vida que te compromete, que compromete a tua fome e a tua sede, o pão dos teus filhos e a justiça que te for ou não prestada.

Homem é aquele que leva em si qualquer coisa maior do que ele.

Apeteceu-me morrer. E pedi assim a Deus: Dai-me a paz dos estábulos, das coisas arrumadas, das colheitas recolhidas. Deixai-me ser, por me ter acabado de realizar. Estou cansado dos lutos do meu coração. Vim perdendo, um por um, os amigos e os inimigos. Vi uma luz brilhar no meu caminho de ócios tristes. Levo comigo o peso de tesouros inúteis, sei músicas que ninguém compreenderá.

Eu não sou geômetra, sou homem. Um homem que sonha uma vez ou outra com geometria, quando nada mais urgente o governa, como o sono, a fome ou o amor.

E é por isso que as paredes da prisão não podem encerrar aquele que ama. Ele é de um império que não está nas coisas, mas sim no sentido das coisas, e se ri das paredes.

Desde que eu te veja obrigado, que me importa saber se o guarda está dentro ou fora? Se ele hoje está dentro, sei que esteve primeiro fora.

Se não tivesses inimigos, não terias forma nem medida.

No amor não se pensa. O amor é.

Se eles não encontram o sentido das coisas, é porque este não se encontra, cria-se.

O amor que pede é belo, mas o amor que suplica é amor de criado. Vai ter com um médico para ele te curar.

Nunca dês ouvidos àqueles que, no desejo de te servir, te aconselham a renunciar a uma das tuas aspirações. Tu bem sabes qual é a tua vocação, pois a sentes exercer pressão sobre ti. E, se a atraiçoas, é a ti que desfiguras. Mas fica sabendo que a tua verdade se fará lentamente, pois ela é nascimento de árvore e não descoberta de uma fórmula. O tempo é que desempenha o papel mais importante, porque se trata de te tornares outro e de subires uma montanha difícil. Porque o ser novo, que é unidade libertada no meio da confusão das coisas, não se te impõe como a solução de um enigma, mas como um apaziguamento dos litígios e uma cura dos ferimentos. E só virás a conhecer o seu poder, uma vez que ele se tiver realizado. Nada me pareceu tão útil ao homem como o silêncio e a lentidão. Por isso os tenho honrado sempre como deuses por demais esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário