terça-feira, 24 de maio de 2011

CONSELHO

Soube que você passou por momentos difíceis, mas resistiu. Considerando a situação, daria pra dizer, como os antigos, que você “nasceu de novo”. Então, como você continua na luta, vou sugerir algumas formas de mudar sua visão das coisas e talvez aproveitar melhor essa nova chance.

Respeite as pessoas, ouça os mais velhos, converse com seu pai, visite sua mãe. Eles não querem presentes, mas sua presença. Eles gostam de olhar pra você e ver como cresceu e sorriem satisfeitos. Ficam apreensivos se você demora. Torcem por você e vibram com suas vitórias.

Acorde antes do sol e saia na rua pra ver o dia começar. Logo cedo o ar ainda está parado, e quando vem a primeira brisa, você pode sentir como é bom encher os pulmões e respirar. Aprecie a aurora e o pôr-do-sol.

Vá ao campo e sente na beira de um riacho. O riacho está sempre passando mas, se você olhar bem, está sempre parado. O riacho vai lhe ensinar o desprendimento. Passar pelas coisas e pessoas, tocá-las de leve, sem desejos de posse, sem ciúmes. Ficar e passar. Pacificar os sentidos. Sinta os cheiros, saboreie os gostos e olhe longamente.

Deite de noite na grama e fique vendo o luar ou ouvindo as estrelas. Elas pulsam num ritmo parecido com o do coração. E não esqueça de fazer um pedido quando passar uma estrela cadente. Peça de preferência paz, amor e alegria e outras coisas simples que o dinheiro não compra.

Viva cada dia como se fosse o primeiro, cada noite como se fosse a última e ame seu amor como se fosse o único. Faça valer cada momento.

Seja sincero. A verdade é sempre o melhor caminho e nos liberta da dúvida e do erro. Não guarde mágoas nem acumule ressentimentos. O rancor só envenena a vida e traz desgaste e dissabor. E não esqueça de abraçar as pessoas, sorria para elas. Nada aquece mais a alma que um sorriso franco e amigo.

Converse com os velhinhos. Eles já viram muito, sonharam muito, sentiram muito. Sempre têm uma história boa pra contar.

Valorize as coisas simples. Tome banho de chuva. Aposte corrida com seu cachorro. Ande descalço. Coma goiaba no pé. Fique maravilhado com o riso das crianças. Caminhe por uma ruazinha qualquer que você não conheça, de preferência na hora mágica do meio-dia e deixe a beleza simples do cotidiano lhe envolver.

É mais ou menos isso. O resto você vai descobrindo com o tempo. Como dizia Raul, basta ser sincero e desejar profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário